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Como Montar um Plano de Negócios para Clínica Médica

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A grande maioria dos profissionais da área médica sonha em um dia possuírem sua própria Clínica para atender seus clientes.

E sem dúvida, se você está lendo este artigo você é uma destas pessoas.

Porém, um consultório ou uma clínica médica não é apenas a união de seus conhecimentos técnicos adquirido nos anos de faculdade e experiência.

Existem umas séries de questões administrativas, contábeis, jurídicas e trabalhistas envolvidas.

O Empreendedor da Saúde que deseja montar sua Clínica e não se atenta a estes detalhes corre sérios riscos de ser obrigado a fechar as portas em pouco tempo.

Foi pensando nisso que decidi escrever este artigo contendo 6 passos simples sobre como montar um plano de negócios para uma Clínica Médica.

Tire Mais Dúvidas Sobre o Plano de Negócio!

Portanto fique comigo até o término desta leitura, e ao final do artigo comece a aplicar todos os passos aqui descritos.

Primeiro Passo: Defina os pontos principais do seu negócio.

Dentro deste primeiro item nos temos três subitens, são eles:

Estes três primeiros pontos são essenciais para começar o seu plano de negócios. Tenham eles bem definidos, pois servirão como base de toda a sua estrutura daqui por diante.

É importante que você tenha em mente que estes três subitens precisam estar bem alinhados, uma vez que definidos, o ideal é que você não mude mais.

Segundo Passo: Análise de Mercado.

A análise de mercado irá lhe proporcionar basicamente as informações sobre concorrentes próximos bem como potenciais clientes.

O Ideal é que você faça uma pesquisa simples entre as clínicas médicas que existem na região. Tente responder algumas questões como:

Tem outras Clínicas da mesma especialidade na região? Existem muitos médicos? Estes médicos já tem um “nome feito”? Existe necessidade para minha especialidade nesta região?

O Ideal é que todas estas perguntas sejam respondidas de forma positiva. Caso contrário, busque outra localidade e refaça o mesmo processo de perguntas e análises.

Você pode utilizar a ferramenta Google Maps para localizar clínicas médicas de sua especialidade próximas de sua região.

É bem simples, basta você digitar “Clínicas de (especialidades) maps” que o Google irá lhe apresentar todas as Clínicas próximas.

Terceiro Passo: Marketing e Divulgação

Antes de qualquer coisa devo lhe alertar! CUIDADO!

Você certamente deve saber disso, mas não custa alerta-lo.

O Conselho Federal de Medicina possui regras muito específicas a respeito de Marketing, Publicidade e Propaganda.

Sendo assim você deve ficar atento à estas normas.

Entretanto, estratégias de marketing feitas de forma correta são muito interessantes e podem elevar o seu negócio para um próximo nível.

Considere por exemplo fazer marketing utilizando a internet.

Ela pode ser uma forte aliada na divulgação de sua Clínica Médica.

Você pode, com ajuda de profissionais da área do marketing digital, conseguir que seu nome seja ranqueado nas primeiras posições de pesquisa no Google quando alguém pesquisar por uma frase em específico.

Por exemplo: alguém pesquisa, oftalmologista em São Paulo, e o seu nome aparece na primeira página.

É uma excelente estratégia de Marketing, e também muito barata.

Quarto Passo: Plano de Gestão Operacional

Este é um plano, dentro do plano…

Esta é a parte que seus conhecimentos técnicos entram em ação.

Você deve incluir em seu Plano de Negócio todas as despesas com aquisição dos materiais, equipamentos e infraestrutura de sua Clínica.

Isto somente você poderá fazer, uma vez que é você quem possui o conhecimento necessário para tal.

Quinto Passo: O Planejamento Financeiro

Eu tenho um artigo em meu site onde explico detalhadamente todos os passos para se elaborar um Planejamento Financeiro para Clínica Médica, depois você pode ficar à vontade para acessa-lo.

Um planejamento financeiro, com metas possíveis e objetivos claros e definidos é essencial para o sucesso do seu empreendimento.

Sexto Passo: Tenha bons profissionais ao seu lado

Esta etapa não irá compor o seu Plano de Negócios, porém eu não poderia terminar este artigo sem antes lhe dar esta dica.

Você é um profissional da Saúde, conhece tudo sobre sua área, todos os desafios e obstáculos que podem aparecer, é a sua especialidade.

Entretanto, é impossível conhecer tudo, ainda mais se tratando de negócios ondem temos a questão Administrativa, Contábil, Gerencial e Jurídica.

Sendo assim, é imprescindível que você tenha ao seu lado bons profissionais para lhe ajudar a conduzir o seu negócio com excelência.

Estamos falando de prestadores de serviço como Contadores e Advogados.

Pessoas que realmente estejam comprometidas com o seu sucesso e crescimento.

Não subestime a necessidade de contratação destes profissionais, eles são essenciais para o seu negócio.

 

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