Clínica Particular: 10 Fundamentos Que Não Aprendeu na Faculdade

10 Fundamentos Sobre Clínica Particular Que Você Não Aprendeu Na Faculdade - Real Assessoria

15 ago Clínica Particular: 10 Fundamentos Que Não Aprendeu na Faculdade

Atualmente, quando falamos sobre uma clínica particular, muitas especialidades são oferecidas no ramo acadêmico para a formação de um profissional.

Toda essa variedade acaba gerando confusão na hora em que um jovem entra para o mundo acadêmico, alguns seguem a profissão dos pais, outros seguem alguma profissão pela remuneração de mercado, outros pelo simples fato de ser algo que gostam.

É por esse motivo que muitos desistem na metade do curso, ou que se formam, mas não obtém sucesso em suas carreiras.

Dentre todas essas estão aqueles que querem se formar em algum ramo da medicina, montando seu consultório ou clínica particular, por esse motivo, elaboramos abaixo 10 fundamentos sobre clínica particular que você não aprendeu na faculdade:

10 Fundamentos Sobre Clínica Particular Que Você Não Aprendeu Na Faculdade - Real Assessoria

10 Fundamentos Sobre Clínica Particular Que Você Não Aprendeu Na Faculdade – Real Assessoria

 

#1 – Planejar sua Clinica particular:

Planejamento é o alicerce de sua estrutura, tão importante quanto a qualidade e o comprometimento dos serviços prestados.

Essa fase quando bem projetada, poupará seus esforços e principalmente tempo e dinheiro no momento em que você realizar a abertura de sua clínica particular.

Lembre-se que nesse ponto tudo que você puder planejar será importante, como o valor que utilizará para investir, como será a sala de consultas, a sala de espera, recepção e até mesmo os banheiros, equipamentos no caso de a clínica realizar exames e até situações de acessibilidade no caso de não ser um local alugado, onde a responsabilidade será do empreendimento.

Outro ponto interessante é que o imóvel que você esteja comprando ou alugando, suporte reformas caso sua clínica particular cresça em atendimento.

#2 – Público alvo de uma clinica particular:

A definição de seu público alvo, objetivos, visão de negócio em caso de sociedade com outras especialidades. Todas essas decisões influenciam em todos os pontos da realização dos seus objetivos, uma vez que muitos pacientes só consultam através de planos de saúde conveniados, influenciando diretamente no valor cobrado por consulta, ou até mesmo no caso de atendimento pelo convênio.

#3 – Definição do local da sua clinica particular:

Feito a decisão do público alvo, o próximo passo é o planejamento do local, deve ser um local que esteja de acordo com a legislação sanitária e seja de fácil acesso a ruas que forneçam serviço de ônibus e próximo a estações de trem.

Caso o seu público alvo seja de uma classe social mais alta, opte pela localização mais próxima aos bairrospróximos a eles, se possível ainda com opção de estacionamento, mesmo que esse tipo de imóvel seja um pouco mais caro, verifique a possibilidade de dividir os custos com algum colega que, de preferência, tenha horários que complementem o seu turno de atendimento.

#4 – Levantamento de custos:

Mais um passo após as definições de local e público, os valores que você precisará calcular para inaugurar e dar manutenção a sua clínica particular.

O processo de custos pode ser dividido em três partes:

#4.1 – Investimento inicial da clinica particular:

Compreende todo o valor necessário para inauguração da clínica, tais como: móveis, equipamentos, documentação para liberação de funcionamento e até mesmo para a criação da marca.

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#4.2–Definição de custos fixos:

Compreende os custos que você terá todo mês, dentre eles o aluguel, água, luz, telefone, salários e outros. Esse cálculo é essencial para planejar a saúde financeira da sua clínica particular.

#4.3 – Planejamento da receita:

Para saber em média, quantas consultas precisará fazer por mês para custear suas despesas, some o valor total dos seus custos fixos e divida pelo valor de suas consultas.

#5 – Visual:

Após toda fase de planejamento concluída, pense no visual de sua clínica, a mesma deve ter, além de um ambiente limpo, uma boa decoração, normalmente com cores leves, quadros de avisos sobre a área que atua sempre é interessante, pois os pacientes podem se manter informados sobre suas dúvidas.

Normalmente, empresas de arquitetura e design de interiores já estão bem familiarizados com isso, consulte-os.

#6 – Funcionários:

A escolha de sua equipe é de grande importância para que sua clínica particular tenha uma boa referência entre os clientes que a frequentarão. A maneira como é feito o atendimento é a porta de entrada para o seu sucesso ou fracasso.

Procure pessoas atenciosas, com boa postura e dicção para as áreas de atendimento, principalmente se sua área de atendimento abranger um número grande de idosos.

#7 – Marketing da clinica particular:

Com toda estrutura pronta, é hora de colocar a sua clínica particular em evidência. Pense em estratégias para alavancar seus serviços divulgando-os ao seu público alvo.

Comece investindo baixo com as redes sociais por exemplo, localização de sua clínica no Google Maps, Facebook, mas lembre-se de não infringir nenhuma regra do Conselho Federal de Medicina.

Em caso de vínculo com planos de saúde, seu nome provavelmente estará na lista de conveniados, outro meio de acesso aos seus serviços.

10 Fundamentos Sobre Clínica Particular Que Você Não Aprendeu Na Faculdade2 - Real Assessoria

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#8 – Melhoria de processos da clinica particular:

Dentro de sua clínica particular, você deverá preocupar-se com o fluxo em que os processos acontecem dentro da mesma, com esse mapeamento realizado, dificilmente terá problemas com liberações, documentações autorizações, dentre outros problemas administrativos, abaixo seguem um processo “ideal” de funcionamento de uma clínica:

– Recepção – Fluxo do processo mais importante, pois é responsável por todo gerenciamento do “ciclo de vida” do paciente na clínica.

– Consulta – Interação com o paciente, momento em que deve-se mostrar a qualidade dos serviços prestados.

– Exames específicos – Continuidade de uma consulta e do relacionamento de confiança entre você e seu paciente.

– Tratamento/cirurgia – Semelhante aos exames, porém relacionado a um período mais extenso.

– Recuperação – Processo de continuidade onde você mantém a segurança e o acompanhamento de um tratamento/cirurgia realizado.

#9 – Gerenciamento:

Resultados eficientes alinham qualidade de serviço e boa gestão. Normalmente é indicado a contratação de serviços contábeis e financeiros, principalmente se você não possuir muita experiência nesses assuntos.

Já existem no mercado alguns sistemas para computador que auxiliam a gestão para facilitar o dia-a-dia de sua clínica particular, normalmente esses sistemas possuem funções básicas como agenda, cadastro de pacientes, laudo e prontuário e alguns mais completos com a contabilidade financeira também.

#10 – Qualificação:

Profissionais com qualificação ou participantes e membros atuantes de entidades de classe são bem vistos aos olhos do cliente, esse tipo de título passa segurança na hora de escolher o médico. Contudo, procure na sua área, eventos, congressos ou até mesmo vagas em aberto para postos de membro de sociedades.

Todas essas sugestões foram levantadas, para que você, profissional da área da saúde possa com mais conforto e segurança, ter, manter e prosperar com sua clínica particular.

Boa sorte!

 

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